Com PEC, 1.254 cidades brasileiras podem ser extintas; 231 estão em Mi

  • 06/11/2019
  • 0 Comentário(s)

Com PEC, 1.254 cidades brasileiras podem ser extintas; 231 estão em Mi

Uma das medidas da maior e mais complexa proposta de emenda constitucional (PEC) apresentada pelo governo federal, nesta terça-feira (5/11), foi a redução do número de municípios brasileiros. Segundo a proposta apresentada, as cidades com menos de 5 mil habitantes e arrecadação própria menor que 10% da receita total serão incorporados pela cidade vizinha. Segundo o secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, 1.254 cidades brasileiras se encaixam neste perfil. Em Minas, são 231.

Ainda de acordo com Waldery, essas cidades seriam incorporadas a municípios vizinhos a partir de 2026. "Queremos que o Estado seja efetivo para o cidadão", justificou o secretário.
Segundo dados do IBGE, 1.253 (um a menos que o informado pelo secretário especial) dos 5.570 municípios brasileiros têm menos que 5 mil habitantes. A medida é apresentada às vésperas de 2020, ano de eleições municipais.
O ministro da Economia, Paulo Guedes, considera o tema "legítimo" para o Congresso conversar. “Nada mais oportuno do que deixar o Congresso conversar sobre isso. Eles têm a total capacidade de decisão”, disse.
A estimativa da equipe econômica é de que o pacto federativo repasse R$ 400 bilhões a estados e municípios em 15 anos. Além da proposta de emenda constitucional (PEC) do pacto federativo, o governo federal entregou também outros dois textos do Plano Mais Brasil: a PEC Emergencial e a PEC dos Fundos Públicos.
Os textos fazem parte da agenda econômica, que, segundo Guedes, "transformará" o Estado brasileiro. 

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

AutoDJ

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Léo Santana, Anitta

Contatinho

top2
2. Marília Mendonça

Supera

top3
3. Dadá Boladão, Tati Zaqui feat OIK

Surtada

top4
4. Gustavo Lima

Milu

top5
5. Gustavo Lima

Perrengue

Anunciantes